Operação, Manutenção Industrial e FacilitiesCanais de AtendimentoCanal de ÉticaTrabalhe Conosco

Elfe recebe certificação ISO de adesão ao Sistema de Compliance e à Gestão Antissuborno

Elfe recebe certificação ISO de adesão ao Sistema de Compliance e à Gestão Antissuborno

A Elfe recebeu, no dia 19 de dezembro, a ISO 19600:2014 (Sistema de Gestão de Compliance), atestando princípios de boa governança, transparência e compliance, e a ISO 37001:2016 (Sistema de Gestão Antissuborno), que estabelece os requisitos ideais para o combate à corrupção nas organizações empresariais. As normas foram conferidas pelo RINA, uma das maiores certificadoras ISO do mundo.

É a primeira vez que uma empresa brasileira de gerenciamento e manutenção de serviços industriais recebe a ISO 37001:2016, cujo texto regulatório foi publicado há pouco mais de um mês na ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). A duas certificações são consequência de contínuo processo de aprimoramento de governança implementado desde 2010 pela Elfe, também especializada em facilities.

A ISO 37001:2016 trata especificamente de programa de gestão antissuborno. Especifica requisitos e fornece orientação para a criação, implementação, manutenção, revisão e melhoraria do sistema de gestão que combata o suborno. Tem como objetivo apoiar as organizações que adotem esse princípio por meio de uma cultura de integridade, transparência e conformidade com as leis e regulamentações aplicáveis, com processos e controles adequados para tratar os riscos.

Por sua vez, a ISO 19600:2014 estabelece diretrizes a fim de fornecer orientações para o desenvolvimento, implementação, avaliação, manutenção e melhoria do sistema de gestão de compliance. A implantação deste sistema de gestão pode ocorrer de forma independente ou combinada com outros padrões ou programas de gestão já existentes.

Os auditores analisaram toda a documentação do sistema de gestão da Elfe, avaliando se os padrões estavam adequados aos requisitos das duas normas, entre os quais canal de denúncias, processos de transparência, política de boas práticas, integridade dos fornecedores e processos de pagamento.

Também foram realizadas entrevistas individuais com os prestadores de serviços e verificados se os códigos de ética estavam sendo obedecidos em relação aos funcionários e aos clientes. A fase final da auditoria constou de análise dos contratos.

Com experiência de 22 anos, a Elfe está presente em mais de 30 unidades de exploração e produção offshore, além de seis refinarias e em toda a cadeia do setor de energia. Em facilities, atua na área de alimentos, telecom, infraestrutura rodoviária, entre outros. Está presente em mais de 10.000 prédios administrativos e técnicos no Brasil. Ao todo, são mais de 9.000 colaboradores diretos na operação. A empresa é pautada por processos e soluções escaláveis, eficiência de custo e alto nível de serviço.

Por 20

Sem informações sobre o autor...

Deixe um comentário